Justiça inglesa marca data para divulgar sentença sobre Mariana

Tribunal divulgará resultado no julgamento na sexta-feira (14)

Vítimas de rompimento de barragem em Mariana protestam em Londres

A justiça inglesa vai divulgar na sexta-feira (14), às 6h30 da manhã (horário de Brasília), a decisão sobre a responsabilidade da mineradora BHP pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais.

A tragédia, ocorrida há 10 anos, é considerada o maior desastre socioambiental da história do Brasil e um dos maiores do mundo envolvendo barragem de mineração.

Na ação, milhares de vítimas, além de entidades e prefeituras, são representadas pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead. Se houver condenação, será a primeira vez que uma das empresas de mineração envolvidas é considerada legalmente responsável pela tragédia.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...