Sem Pacheco, PT corre contra o tempo para tentar ‘plano B’ em Minas

Presidente nacional da legenda cumpre agenda em Minas nos dias 25 e 26 de novembro

Com o anúncio do senador Rodrigo Pacheco (PSD) de que vai deixar a vida pública em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) corre contra o tempo para acionar um plano B para as eleições do ano que vem em Minas Gerais.

O pessedista era o favorito de Lula para concorrer ao Palácio Tiradentes, mas Pacheco também era cotado para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), que deve ficar com Jorge Messias, advogado-geral da União. Ao fazer sua opção pelo AGU no Supremo, Lula perdeu sua peça mais valiosa para o tabuleiro do xadrez político no estado e vai precisar acionar um plano B.

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, adiantou à Itatiaia, durante a COP 30, que irá a Belo Horizonte na semana que vem. A coluna confirmou, nesta terça-feira (18), que o petista estará em Minas nos dias 25 e 26 deste mês.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...