Valdir Barbosa | Brasil, maior exportador e 2º produtor de fumo mundial, defende menos CO2 na COP 30

Enquanto o Brasil defende as questões climáticas na COP 30, nada se fala sobre a conferência sobre o controle do fumo na Suíça

O Brasil é o maior exportador e o segundo produtor de fumo mundial

Amigas e amigos do Agro!

Quem acompanha o agro na Itatiaia pode não entender o que se passa na COP 30, em Belém, e também em Genebra, na Suíça, onde começou a convenção do Controle do Tabaco.

No Brasil, busca-se um maior equilíbrio na emissão de CO2, querem conter até o “pum” do boi! Na verdade, ambos são jogados na atmosfera pela boca; do boi vem o arroto e dos fumantes joga-se as impurezas químicas também pela boca, se é que não não estou equivocado.

Então, vamos entrar em acordo!

Alguém já percebeu alguma ação governamental a respeito do tabaco, que envolve o cigarro, charuto, cachimbo e por aí vai…

Acho que não! Esse pacote aí gera impostos em larga escala. Sobre cigarro eletrônico, deixa pra lá!

Voltando ao tabaco. Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de fumo, só perdendo para a China? E que o Brasil é o maior exportador de tabaco do mundo, você sabia?

Então, vou te contar! Muitos pensam que a maior produção de fumo é no Nordeste, Bahia e Alagoas. Não é! Santa Cruz do Sul, cidade gaúcha, é a capital nacional do tabaco.

Veja só!

Ano passado, já com a COP 30 definida, deixando de lado o petróleo nas costas do Amapá,

A Embrapa Clima Temperado, que tem sede em Pelotas-RS, acertou contrato com entidades do tabaco para conservar o solo de áreas exploradas na plantação de fumo.

O pesquisador Adilson Luiz Bamberg, da Embrapa, finalizou: “A demanda mundial e a remuneração em dólar e euros devem manter o plantio por muitos anos. Sem o tabaco, os produtores, provavelmente, migrarão para a cidade”.

O pesquisador Adilson Bamberg nada tem a ver com isso. E nem a presidente da Embrapa, Sílvia Masshuá, primeira mulher a ocupar esse cargo e que vem administrando um órgão falido e fazendo mágica para mantê-lo de pé.

Deu pra entender alguma coisa?

Eu não entendi nada!

Itatiaia agro, Valdir Barbosa.

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...