Ouvindo...

Posse de Edilene Lobo no TSE já tem data marcada

A mineira advogou por vários anos para o Partido dos Trabalhadores em Minas e é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de juíza substituta do TSE

Advogada Edilene Lobo

A posse da advogada mineira Edilene Lobo como juíza substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi marcada para o dia 08 de agosto, na volta do recesso judiciário. Lobo é de Taiobeiras, região Norte de Minas, e é a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Edilene Lobo foi advogada do PT mineiro e de vários parlamentares. Ela é professora universitária, escritora e tem diversos livros e artigos publicados. Doutora em direito processual, tem pesquisas nas áreas de inclusão e direitos humanos.

STF

A advogada chegou a ser cotada para assumir a vaga do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, mas o presidente Lula indicou o advogado Cristiano Zanin que foi escolhido para o cargo. Lobo foi indicada pelo presidente para a vaga de juíza substituta do TSE.

Composição

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros efetivos: três são originários do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Há, ainda, igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.