Ouvindo...

Base deve pedir à Pacheco para retirar André Fernandes da CPMI do 8 de janeiro

Parlamentares da base vão apresentar questão de ordem alegando que como a Polícia Federal concluiu que o deputado do PL incitou os atos do dia 8, ele não poderá integrar a CPMI

Deputado federal André Fernandes

Deputados da base de governo, que fazem parte da CPMI do 8 de janeiro, vão apresentar questão de ordem ao presidente do Congresso Nacional pedindo a retirada do deputado federal André Fernandes (PL-CE). O parlamentar é o autor do requerimento que deu origem à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. No entanto, nessa quinta-feira (25), a Polícia Federal concluiu inquérito que investiga as invasões e apontou o deputado como um dos incitadores. Fernandes classificou o resultado da investigação como “absurdo”.

A informação da Polícia Federal dará embasamento para o pedido de suspeição do parlamentar dentro da comissão. “Investigado não pode investigar”, disparou o deputado Rogério Correia (PT-MG) que deve apresentar questão de ordem contra o bolsonarista. A medida também é avaliada pela deputada federal, Jandira Feghali (PC do B). Segundo o petista, a formalização do pedido deve ocorrer até quinta-feira (1), quando será realizada a próxima reunião CPMI.

No pedido que será apresentado a Pacheco, como Fernandes responde à Inquérito do Supremo Tribunal Federal sobre o caso, os pares alegam que a participação do deputado na CPMI “configura conflito de interesse direto que prejudica e, até mesmo, inviabiliza a devida apuração” e “considerando o interesse pessoal do Deputado André Fernandes na matéria e que, em última análise, a sua participação na CPMI tem o condão de contaminar a validade dos trabalhos investigativos da comissão, o reconhecimento do seu impedimento para compô-la é medida que se impõe”, diz o texto.

A assessoria do deputado André Fernandes disse que está alinhando o discurso, caso qualquer medida no sentido de retirá-lo da Comissão seja adotada.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.