Lula diz que ‘falta vergonha na cara’ a quem defende Daniel Vorcaro, do Banco Master

Comentário ocorreu durante evento em Maceió, no dia em que a PF avançou em investigação sobre o banco

O presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta sexta-feira (23) sobre as fraudes financeiras do Banco Master e, sem mencionar diretamente o dono da instituição, Daniel Vorcaro, disse que existem muitos defensores do banqueiro “por falta de vergonha na cara”.

“Não é possível que a gente continue vendo o pobre ser sacrificado enquanto tem um cidadão do Banco Master que deu um golpe de mais de 40 bilhões de reais. E quem vai pagar? São os bancos. É o Banco do Brasil, é a Caixa Econômica, é o Itaú. Um cidadão que deu um desfalque de 40 bilhões neste país. E tem gente que defende, porque também está cheio de gente que falta um pouco de vergonha na cara neste país”, afirmou.

A declaração foi dada durante um evento em Maceió (AL) para entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida.

Nesta sexta, a Polícia Federal (PF) realizou a Operação Barco de Papel para investigar supostos investimentos irregulares do Rioprevidência, autarquia responsável pela gestão de aposentadorias e pensões de servidores públicos do Rio de Janeiro, no Banco Master.

Diretores da instituição foram alvo de buscas, como seu presidente, Deivis Marcon Antunes.

A PF apura um conjunto de nove operações financeiras, realizadas de novembro de 2023 a julho de 2024, que resultaram na aplicação de aproximadamente R$ 970 milhões de recursos do Rioprevidência em títulos de renda fixa emitidos pelo Banco Master.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...