Ouvindo...

Deputados querem que Pacheco faça sessão do Congresso pra instalar CPMI do “8 de janeiro”

Oposição diz que governo Lula é “omisso” e pode ter feito “vista grossa” permitindo ataques de apoiadores de Bolsonaro

Deputados pressionam por CPMI para investigar atos do dia 8 de janeiro

Deputados federais da oposição se reuniram, nesta quarta-feira (22), com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Os parlamentares reivindicam a realização de uma sessão do Congresso para acolher o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do “8 de janeiro” para investigar as invasões e depredação dos prédios dos três poderes.

A proposta é da oposição, que acredita que o Governo Lula tenha sido omisso e que pode ter feito vista grossa, permitindo os ataques do dia 08. Os deputados afirmam que já têm o mínimo de assinaturas na Câmara, mas os senadoras apontam que, no Senado, não há apoio suficiente.

Pacheco disse, em entrevista coletiva, que sessão do Congresso será depois da Semana Santa, possivelmente na segunda quinzena, e que requerimento será lido se cumprir exigências e houver fato determinado.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.