O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), ofereceu um jantar nesta quarta-feira (25), na Residência Oficial, para a bancada mineira, que foi representada por metade de seus integrantes. No encontro, o candidato à reeleição, pediu votos e confirmou nomes já escolhidos para a chapa. Deputada Maria do Rosário (PT-SP), Marcos Pereira (Republicanos-ES) e Luciano Bivar (União-PE). PL, MDB e PSD ainda não fizeram as indicações, o que pode ocorrer ainda nesta quinta-feira (26). Por enquanto, a mesa permanece sem mineiros. Atualmente, participam dois: Odair Cunha (PT) e Lincoln Portela (PL), vice-presidente da casa.
Benefícios
No jantar, também foram tratadas questões protocolares como melhorias no plano de saúde, apartamentos funcionais e verba de gabinete.
TCU
Um fato curioso, foi que o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) pediu votos para a candidatura dele ao Tribunal de Contas da União na reunião da bancada mineira e Minas já tem um candidato, que é o deputado federal Fabinho Ramalho (MDB). Mesmo não tendo sido reeleito, ele pode e deve ser indicado pelos pares para disputar a próxima vaga de conselheiro do TCU. O candidato do Republicanos também pediu voto na reunião de Lira com a bancada da Bahia.
Brumadinho
No jantar com Arthur Lira, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do rompimento da Barragem da Vale em Brumadinho, crime que matou 272 pessoas e completou 4 anos ontem (25). O tema foi colocado pelo deputado federal Rogério Correia (PT), que coordena a Comissão Externa que acompanha os acordos de ressarcimentos por Mariana e Brumadinho e que, segundo ele, será recriada na próxima legislatura.