Ouvindo...

Deputado afirma que ALMG terá bloco independente

Apesar de governo defender a criação de apenas dois blocos, parlamentar discorda. “Quando a gente propõe um bloco independente, é mais fácil até para o governo negociar qualquer coisa aqui dentro da Assembleia’, afirma Alencar da Silveira (PDT).

Deputado Alencar da Silveira Júnior

Apesar do governo trabalhar pela existência de apenas dois blocos na Assembleia Legislativa, o da base e o de oposição, uma parte dos deputados resiste à tentativa do Executivo de, segundo eles, “dominar” o parlamento e afirma que a casa terá um bloco independente. Integrantes do grupo, capitaneado pelo PDT, afirmam que já estão garantidas 16 assinaturas, número mínimo para a formação de bloco. Ninguém revela quantos são os partidos e quais são os parlamentares. Segundo o deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), integrante da mesa diretora, o bloco independente será o “voto de minerva”.

“Eu fico bobo com a falta de experiência desse governo. Quando a gente propõe um bloco independente, é mais fácil até para o governo negociar qualquer coisa aqui dentro da Assembleia. Se você tem 2 blocos apenas, oposição e governo, você tem o líder da maioria e o líder da oposição do governo, você tem outro líder da minoria com o líder da oposição. O que que acontece com isso? Fica 2 a 2. O o que governo tem pôr na cabeça dele o seguinte: chega desse negócio de impôr, tá na hora de negociar. A Assembleia tem que ser independente. Nós somos exemplo para todo o Brasil, por causa da nossa independência, e o governo não pode trabalhar isso. Com 2 a 2 não se vota nenhum projeto aqui na Assembleia. Nós queremos ajudar, nós vamos ajudar o governo e o bloco independente que será formado é pra isso”, disse o deputado à coluna.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.