Minas Gerais lidera lista de denúncias de assédio eleitoral no Brasil

Ao todo, só em Minas, já foram registradas 374 denúncias e 300 empresas foram denunciadas. O segundo estado do ranking é São Paulo e, na comparação com Minas Gerais, tem metade do número de denúncias

Imagem da campanha do MPT contra Assédio Eleitoral

Minas Gerais é o estado que lidera a lista de denúncias de assédio eleitoral em todo Brasil, no segundo turno das eleições presidenciais. O assédio eleitoral, ocorre quando o empregador faz ameaça ou oferece vantagens ao empregado na tentativa de convencê-lo ou até obrigá-lo a votar em determinado candidato.

O promotor de justiça do Ministério Publico de Minas Gerais, Edson Resende, que é membro auxiliar na Procuradoria Geral Eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral, explicou, em entrevista ao Podcast Abrindo o Jogo, o conjunto de crimes que configura assédio eleitoral. Clique aqui para saber mais. Há previsão de pena, inclusive de detenção, e para agentes públicos pode haver perda do mandato.

Líder isolado

Dados do Ministério Público do Trabalho mostram que em Minas foram registradas 374 denúncias e 300 empresas foram denunciadas. O segundo colocado no ranking é São Paulo, com menos da metade dos números. São 130 denúncias e 119 empresas denunciadas. Minas Gerais puxa região sudeste para o topo da lista de denúncias, com 583 casos. As denúncias podem ser feitas pelo site do Ministério Público do Trabalho.

Ao todo, no Brasil, até o momento são 1425 denúncias e 1134 empresas denunciadas.

Veja abaixo a lista por região.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...