Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Depois de acidente de helicóptero com candidato, políticos demonstram preocupação com campanha curta

_“Campanha de 45 dias em um Estado (MG) com 853 municípios e do tamanho da França é inviável. É impossível percorrer Minas Gerais nesse prazo”

Deputado Hercílio Diniz

O acidente de helicóptero com o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG), candidato à reeleição, reascendeu o debate sobre a diminuição do tempo de campanha eleitoral. A reforma de 2015 reduziu o tempo de campanha de 90 para 45 dias. Segundo um dirigente partidário ouvido pela coluna, “uma campanha de 45 dias em um Estado (MG) com 853 municípios e do tamanho da França é inviável. É impossível percorrer Minas Gerais nesse prazo”, avaliou. Ainda segundo essa fonte, o prazo curto acelera o ritmo da campanha e faz com que muitos candidatos, para visitar um número maior de cidades, tenham que se deslocar de forma muito rápida.

Acidente

A aeronave que trasnportava o candidato baixou a altitude e se chocou com a fiação de energia, no município de Engenho Caldas, no Vale do Aço. Ainda não se sabe se sinalização da fiação estava correta, se houve pane, se foi falha humana ou se há suspeita de sabotagem. As causas do acidente ainda serão averiguadas. O deputado e os outros três ocupantes da aeronave sobreviveram.

Devido a visibilidade do caso, também repercute entre os políticos o impacto eleitoral do acidente, já que o candidato da região de Governador Valadares, acabou conhecido em todo o estado em função do acidente.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.