A ideia não é nova, mas tem ganhado espaço gradativamente aqui no Brasil. O principal objetivo de um superapp é oferecer uma
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Os superapps são aplicativos com várias ferramentas e serviços que permitem que o usuário faça diferentes ações em uma mesma plataforma. Com eles, elimina-se a necessidade de fazer o download de diversas soluções para diferentes tarefas. Além de reduzir a quantidade de apps desnecessários (o que significa ocupar menos armazenamento no smartphone), eles otimizam o tempo ao centralizar a maior parte (se não todas) das atividades online dos usuários.
Comparativamente, é como se fosse um shopping center: é possível fazer compras, efetuar pagamentos e pedir refeições, por exemplo. Os maiores diferenciais dos superapps são a experiência unificada (uma única conta de usuário permite fazer inúmeras tarefas) e a conveniência, e é justamente com eles que essas
Um dos superapps mais conhecidos do mundo é o chinês WeChat. Criado pela Tencent, ele surgiu como um aplicativo de mensagens instantâneas. Com o tempo, se transformou em um ecossistema extremamente amplo e hoje inclui, entre outros, mensagens, serviços financeiros, viagens, entrega e transporte. O WeChat se tornou tão popular que o governo chinês decidiu hospedar o documento de identidade digital dos cidadãos chineses lá.
O WhatsApp, um dos serviços mais populares do Brasil, pode ser considerado um superapp. Usado por muitos como mensageiro instantâneo, ele tem meio de pagamento, permite fazer chamadas de voz e vídeo, aceita a publicação de atualizações do usuário, tem função de busca de lojas e produtos, e serve como auxiliar de vendas (permite incluir cardápios e fazer pedidos).
Outros exemplos com potencial são apps como iFood, Mercado Livre, Magalu e Rappi. Muitos consumidores adotam os superapps porque eles facilitam a realização de tarefas e ajudam a economizar tempo. Para as empresas, então, ter um superapp ajuda a atrair clientes e torná-los fiéis ao ecossistema.
Aposta no Twitter
Desde que comprou o Twitter, um dos objetivos de Elon Musk é usar a plataforma, que tem 368 milhões de usuários ativos mensais (com dados de dezembro de 2022), para criar o que ele chama de “
Um dos primeiros empreendimentos de Musk, em 1999, foi uma plataforma financeira (que depois se tornou o PayPal) chamada
De certa forma, a essência do