Um novo tipo de vírus está sendo
Chamado de Maverick, o vírus é capaz de controlar totalmente o dispositivo, realizando capturas de tela, monitorando o acesso a sites, registrar o que é digitado e até usar a conta de WhatsApp da vítima para se espalhar. O alerta é de um estudo da Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança.
Segundo a Kaspersky, foram registrados o bloqueio de mais de 62 mil tentativas de infecção do vírus no mês de outubro. A empresa ressalta que o novo trojan compartilha um código semelhante ao Coyote, identificado em 2024, além de usar o mesmo mecanismo de criptografia para ocultar a lista de bancos alvos
Segundo Anderson Leite, analista sênior de segurança da Kaspersky na América Latina, o que chama atenção no Maverick é a sofisticação. “A capacidade de se espalhar automaticamente pelo WhatsApp o torna um worm com potencial de crescimento exponencial, elevando o impacto do golpe. É uma das cadeias de infecção mais complexas que já vimos para um trojan bancário”, destacou.
O vírus é
Como se proteger
Em nota enviada à Itatiaia, a
“A Meta incentiva os usuários a bloquear e denunciar mensagens suspeitas, ativar a verificação em duas etapas para maior segurança e nunca clicar em links nem baixar arquivos de pessoas desconhecidas”, disse a empresa dona do WhatsApp, que também recomenda “pausar, questionar e verificar”, antes de responder uma mensagem suspeita.
A Kaspersky recomenda que os usuários desconfiem de arquivos recebidos pelo WhatsApp, mesmo de contatos conhecidos, especialmente se forem arquivos compactados. A empresa também recomenda evitar o clique em arquivos de atalho .LNK de fontes não confiáveis, utilize uma solução de segurança robusta, e não encaminhe mensagens suspeitas.