Ouvindo...

Instagram: sotaque brasileiro de Zuckerberg em tradução de IA agita internet; veja

Novo recurso, que estava disponível em inglês e espanhol desde agosto, agora inclui o português e o hindi

Novo recurso utiliza a Meta AI para analisar o áudio original de um vídeo

O anúncio de Mark Zuckerberg sobre a expansão do recurso de tradução de voz por inteligência artificial (IA) no Reels do Instagram ganhou repercussão não apenas pela novidade, mas também pelo sotaque.

Ao demonstrar a funcionalidade da Meta AI traduzindo seu áudio para o português, a voz gerada pela IA acabou adotando um sotaque carioca, divertindo os internautas.

Nos comentários da publicação, o público reagiu com humor: “O IA do Zuck é carioca é kkkkk?” e “Mark é carioca, sempre suspeitei...” foram algumas das mensagens deixadas pelos espectadores.

Veja o vídeo

Expansão de idiomas

A funcionalidade, que estava disponível em inglês e espanhol desde agosto, agora inclui o português e o hindi, conforme anunciado por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, nesta quinta-feira (9).

Como funciona a tradução

O novo recurso utiliza a Meta AI para analisar o áudio original de um vídeo e, em seguida, gerar uma versão dublada no idioma do espectador.

Além da dublagem em si, a inteligência artificial oferece uma funcionalidade avançada: a sincronização labial. Esta tecnologia ajusta sutilmente os movimentos da boca do criador de conteúdo para que correspondam ao áudio traduzido, resultando em uma experiência de visualização mais natural e fluida.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde