O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, nessa terça-feira (2), a contratação de
Em nota, o INSS afirma que há indicativos de irregularidades em milhares de operações da instituição. Entre os achados, estão 1.192 contratos assinados após a data da morte dos beneficiários, entre 2023 e 2025, sendo que 163 contratos foram firmados com benefícios que já estavam interrompidos nos sistemas do INSS.
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A autarquia também cita como exemplo um caso de um beneficiário de Fortaleza, no Ceará, que foi identificado o refinanciamento de dívidas não solicitadas e não autorizadas, que incluiu sete contratos, sendo que três eram inexistentes nos sistemas do INSS.
O INSS ainda afirma que foi apurado que o Agibank realizou operações de refinanciamento com taxas de juros muito abaixo do teto vigente de 1,85% ao mês. Um teste identificou 33.437 contratos averbados pelo banco com taxas inferiores a 1%, o que não condiz com a realidade de mercado e pode indicar que valor foi registrado para evitar alertas de controles.
Em nota, o Agibank afirmou que tomou conhecimento da suspensão sem ter sido previamente comunicado. A instituição também afirma que não teve a oportunidade de apresentar defesa e esclarecimentos, mas destaca que todos os contratos seguem protocolos rigorosos de segurança, como biometria facial, validação documental e cruzamento de dados em bases oficiais.
“O banco desconhece contratações irregulares, mas reforça que em caso de constatação das suas ocorrências, serão adotadas providências para saneamento dos trâmites internos, além de absorver integralmente o seu impacto, sem qualquer ônus para clientes ou para o INSS, com ressarcimento integral dos valores envolvidos”, disse.
Leia a nota do Agibank
“O Agibank tomou conhecimento da suspensão anunciada pelo INSS sem ter sido previamente comunicado ou mesmo com a oportunidade de apresentar defesa e esclarecimentos.
A instituição reafirma que todos os contratos seguem protocolos rigorosos de segurança, como biometria facial, validação documental e cruzamento de dados em bases oficiais.
O banco desconhece contratações irregulares, mas reforça que em caso de constatação das suas ocorrências, serão adotadas providências para saneamento dos tramites internos, além de absorver integralmente o seu impacto, sem qualquer ônus para clientes ou para o INSS, com ressarcimento integral dos valores envolvidos.
O Agibank já solicitou acesso aos autos ao INSS, a fim de que possa realizar uma análise detalhada dos apontamentos apresentados pela autarquia e pela CGU.
O Agibank informa que todas as demais operações e atendimento seguem funcionando normalmente, incluindo pagamento de benefícios e outros serviços”