INSS suspende novos consignados do Agibank após CGU apontar irregularidades

Banco afirma não ter sido comunicado sobre a suspensão previamente e disse não ter tido oportunidade de defesa

INSS suspendeu a contratação de consignados do Agibank por tempo indeterminado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, nessa terça-feira (2), a contratação de novos créditos consignados pelo Agibank após uma auditoria da Controladoria-Geral da União identificar uma série de irregularidades e práticas lesivas. Segundo a autarquia, o processo encontrou diversos contratos firmados sem consentimento expressos dos beneficiários.

Em nota, o INSS afirma que há indicativos de irregularidades em milhares de operações da instituição. Entre os achados, estão 1.192 contratos assinados após a data da morte dos beneficiários, entre 2023 e 2025, sendo que 163 contratos foram firmados com benefícios que já estavam interrompidos nos sistemas do INSS.

A autarquia também cita como exemplo um caso de um beneficiário de Fortaleza, no Ceará, que foi identificado o refinanciamento de dívidas não solicitadas e não autorizadas, que incluiu sete contratos, sendo que três eram inexistentes nos sistemas do INSS.

O INSS ainda afirma que foi apurado que o Agibank realizou operações de refinanciamento com taxas de juros muito abaixo do teto vigente de 1,85% ao mês. Um teste identificou 33.437 contratos averbados pelo banco com taxas inferiores a 1%, o que não condiz com a realidade de mercado e pode indicar que valor foi registrado para evitar alertas de controles.

Em nota, o Agibank afirmou que tomou conhecimento da suspensão sem ter sido previamente comunicado. A instituição também afirma que não teve a oportunidade de apresentar defesa e esclarecimentos, mas destaca que todos os contratos seguem protocolos rigorosos de segurança, como biometria facial, validação documental e cruzamento de dados em bases oficiais.

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“O banco desconhece contratações irregulares, mas reforça que em caso de constatação das suas ocorrências, serão adotadas providências para saneamento dos trâmites internos, além de absorver integralmente o seu impacto, sem qualquer ônus para clientes ou para o INSS, com ressarcimento integral dos valores envolvidos”, disse.

Leia a nota do Agibank

“O Agibank tomou conhecimento da suspensão anunciada pelo INSS sem ter sido previamente comunicado ou mesmo com a oportunidade de apresentar defesa e esclarecimentos.

A instituição reafirma que todos os contratos seguem protocolos rigorosos de segurança, como biometria facial, validação documental e cruzamento de dados em bases oficiais.

O banco desconhece contratações irregulares, mas reforça que em caso de constatação das suas ocorrências, serão adotadas providências para saneamento dos tramites internos, além de absorver integralmente o seu impacto, sem qualquer ônus para clientes ou para o INSS, com ressarcimento integral dos valores envolvidos.

O Agibank já solicitou acesso aos autos ao INSS, a fim de que possa realizar uma análise detalhada dos apontamentos apresentados pela autarquia e pela CGU.

O Agibank informa que todas as demais operações e atendimento seguem funcionando normalmente, incluindo pagamento de benefícios e outros serviços”

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

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