Belo Horizonte
Itatiaia

Natal em BH deve movimentar R$ 2,55 bilhões no comércio

Expectativa do setor é de que dezembro feche um trimestre positivo com Dia das Crianças e Black Friday

Por
Veja imagens da Praça da Liberdade, em BH, iluminada para o Natal de 2025
Belo-horizontino deve gastar em média R$ 467,04 • Alice Brito/ Itatiaia

O mês do natal deve movimentar R$ 2,55 bilhões na economia de Belo Horizonte, segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital mineira (CDL-BH) divulgada nesta quarta-feira (3). A previsão representa um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram injetados R$ 2,53 bilhões no setor varejista.

Segundo o presidente da CDL-BH, Marcelo Souza e Silva, o comércio tem uma expectativa positiva com as vendas seguindo o crescimento ao longo do ano, em especial nas datas comemorativas. “Esse trimestre agora veio com a abertura do Dia das Crianças, Black Friday, e agora vem o mês do Natal”, disse.

“Todo mês de dezembro tem essa movimentação. Então, na pesquisa que nós realizamos, tanto a expectativa do consumidor, quanto a expectativa do comerciante, é de que essa movimentação ocorra de maneira bem positiva. Isso vai refletir na nossa sequência de bons números do comércio de Belo Horizonte, que é tão importante na nossa cidade. É importante que a gente promova e faça essa união de esforços para que a população possa ir com muita tranquilidade às compras”, emendou o presidente da CDL-BH.

Segundo a pesquisa, o ticket médio estimado nas vendas é de R$ 467,04, resultado que pode impulsionar o faturamento do varejo. Produtos para uso pessoal, e presentes afetivos, continuam na liderança. Os itens mais procurados são de vestuário (57,1%), com um gasto médio estimado em R$ 499,05.

Segundo Marcelo Souza, a data será fortalecida pelo pagamento do 13º salário, que já teve a primeira parcela sendo depositada no final de novembro, e a segunda que deve reforçar os orçamentos antes do natal.

O presidente da CDL-BH também destaca a antecipação do pagamento para os servidores da capital e do estado de Minas Gerais. “Nós temos muitos funcionários públicos municipais e estaduais morando aqui em BH, então o impacto é muito positivo”, completou.

Por

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.