EUA devem aumentar tarifa para 15% nesta semana, diz secretário de Trump

Tarifas foram anunciadas após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar as taxas impostas com o argumento de emergência internacional

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse que as tarifas globais de importação, atualmente em 10%, devem aumentar para 15% ainda nesta semana. A taxa foi anunciada pelo presidente Donald Trump logo após a Suprema Corte derrubar as taxas que haviam sido impostas com a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA).

Contudo, a Casa Branca ainda busca meios legais para retomar a política tarifária de acordo com o que era aplicado antes da decisão judicial. Inicialmente, Trump impôs tarifas 10% com validade de 150 dias sob a Seção 122 da Lei de Comércio. Agora, deve haver uma nova mudança.

Questionado sobre a ordem de 15% pela CNBC nos EUA, Bessent disse que “deve ocorrer em algum momento nesta semana”. “Elas são lentas, mas são mais robustas”, disse o secretário, explicando que elas devem ser baseadas na seção 232 de segurança nacional, e 301 de práticas comerciais desleais.

Trump classificou a decisão que derrubou as tarifas globais da Ieepa como “ridícula, mal redigida e extraordinariamente antiamericana”. As taxas eram usadas pelos EUA contra parceiros comerciais que, supostamente, os norte-americanos possuíam déficit. O Brasil, por exemplo, era taxado em mais de 40% em diversos produtos.

Leia também

Para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, apesar da nova cobrança, o Brasil passa a competir em condições iguais com outros países.

“Os 10% global é para todos. Nós não perdemos competitividade, se é 10% geral. O que estava acontecendo é que o Brasil estava com uma tarifa de 40% que ninguém mais tinha”, declarou.

Está pré-agendado para março um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Segundo o vice-presidente, a expectativa é que as negociações comerciais se fortaleçam a partir dessa reunião. “Acho que esse diálogo deve até crescer”, afirmou.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...