PM detalha momento em que amamentou bebê encontrada em mata na Grande BH; confira

Recém nascida apresentou sinais de maus-tratos; soldado Helem participou dos primeiros socorros da vítima

Policial militar lactante amamentando bebê resgatada em área de mata na Grande BH

A policial militar que amamentou uma bebê encontrada em uma área de mata em Ibirité, na Grande BH, detalhou a ocorrência à Itatiaia. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), quando moradores da região resgataram a criança, com indícios de maus-tratos, e a levaram para uma unidade de saúde.

Uma equipe do 48º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) estava em deslocamento quando recebeu o chamado da ocorrência. A soldado Helem, lactante e mãe de um bebê de nove meses, estava próxima da unidade de saúde em que a vítima foi levada. “Não demorou nem cinco minutos para chegarmos. Lá, o meu comandante ficou a cargo de identificar os pais e eu sobre a questão da vítima, da bebezinha”, disse.

Leia mais:

Ao se deparar com a vítima, de apenas um mês de vida, suja de terra, Helem participou dos procedimentos de higiene e cuidado com a criança. Em entrevista à Itatiaia ela relatou o momento: “Fizemos a higiene, demos banho, trocamos a falda. Na troca, conseguimos ver assaduras severas na bebê.”

Visto que a unidade de saúde está longe do centro comercial de Ibirité, a equipe médica autorizou a soldado amamentar a criança, que apresentava sinal de desidratação. “Para saciar a fome e a hidratação da bebê, entrou o leite materno na jogada. As enfermeiras falaram para amamentar e eu respondi ‘agora’. A criança mamou bastante e depois disso adormeceu”, explicou.

Mãe queria jogar bebê no bueiro

Testemunhas relataram aos policiais que a mãe tentou jogar a bebê no bueiro, mas foi impedida por moradores. O caso é considerado complexo, com indícios que a criança sofre maus-tratos. Além do quadro de desidratação, foi constatado que a vítima tinha ferimentos na região genital.

Os pais já foram localizados e encaminhados para a delegacia. Parentes relataram que a mãe pode estar sofrendo com algum distúrbio mental. A Polícia Civil de Minas Gerais está responsável pelo desdobramento do caso e pela investigação.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.

Ouvindo...