Um baile funk de Carnaval foi marcado por rajadas de tiros para o alto, alusões ao crime organizado e exaltação de facção carioca no Morro São Bento, em Santos, litoral Sul de São Paulo, no último domingo (15).
Imagens obtidas pela CNN Brasil mostram registros da festa, conhecida como Baile da Colômbia, que contou com o show do cantor conhecido como MC Urubuzinho, que acumula mais de 300 mil seguidores em uma rede social. No YouTube, o artista diz que preza pelo Funk consciente e que seu objetivo é retratar a realidade que se passa nas favelas.
No primeiro vídeo, o artista aparece fazendo referência a Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido no mundo do crime como “Peixão”, apontado como um dos líderes da facção Terceiro Comando Puro (TCP), que atua no tráfico do Rio de Janeiro.
Leia também:
Justiça condena membros do PCC por plano para matar promotor em SP ‘Piratas do asfalto': PC mira quadrilha especializada em roubos de motos e cargas na Grande SP PM de SP apreende 300 kg de cocaína e causa prejuízo de R$ 100 mil ao crime organizado
“Peixão” é descrito pela polícia como um criminoso extremamente violento e que tem como característica torturar os inimigos antes de matá-los.
“Só quem é criminoso sabe essa. Quem conhece o ‘Peixão’? Quem conhece?”, pergunta Urubuzinho aos espectadores do show.
Em outra imagem, é possível observar homens armados atirando várias vezes para o alto.
O cantor ainda diz: “Se não tiver rajada, não é o Baile da Colômbia”, referindo-se aos tiros. Logo em seguida, o baile é tomado por estampidos vindo das armas de fogo.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a Polícia Civil de Santos analisa as imagens para identificar as pessoas que aparecem no vídeo e proceder com as devidas responsabilizações criminais.
Segundo a pasta, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo no bairro. Além disso, afirma que os autores ainda não foram localizados.
A CNN e a Itatiaia tentam localizar a defesa do cantor MC Urubuzinho. O espaço segue aberto.