Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, volta a ser o epicentro da indústria de laticínios da América Latina entre os dias 14 e 16 de julho de 2026. O Minas Láctea, consolidado como um dos mais importantes fóruns de tecnologia e negócios do setor, já tem data marcada para movimentar a economia e a pesquisa mineira.
Realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o evento se divide em dois polos principais: a sede do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT) e o Expominas/JF.
Ciência e tradição
Na sede do instituto, o foco será o intercâmbio de conhecimento e a avaliação técnica. A programação inclui:
- 38º Congresso Nacional de Laticínios (CNL): Debates sob o tema “O Futuro da Cadeia Láctea: Ciência, Tecnologia e Competitividade Sustentável”.
- 44ª Semana do Laticinista: Cursos e palestras voltados para a atualização profissional.
- 48º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL): A “vitrine sensorial” que premia a excelência nacional.
Já o Expominas/JF recebe as frentes comerciais e de visibilidade do setor: 48ª Expomaq, exposição de máquinas, embalagens e insumos e a 49ª Expolac: mostra de produtos lácteos voltada para o mercado e parcerias.
Selo de qualidade: 48º Concurso nacional de produtos lácteos
Um dos momentos mais aguardados é o CNPL, onde indústrias de todo o Brasil competem em 12 categorias, como doce de leite, manteiga e requeijão. A avaliação é rigorosa, feita de forma anônima por especialistas.
“O atributo sabor é o que possui maior peso. Ele reforça que a excelência de um produto lácteo é definida pela experiência sensorial do consumidor”, explicou Kely de Paula, professora da EPAMIG ILCT. Além dos clássicos, a categoria “Produto Lácteo Inovador” busca incentivar a criatividade que agrega valor ao leite, premiando soluções que podem ditar as próximas tendências de prateleira.
Foco no futuro e sustentabilidade
Nesta edição, a sustentabilidade ganha papel central. Segundo Claudety Saraiva, da Comissão Científica, a programação foi desenhada para integrar gestão e mercado com a responsabilidade ambiental. O evento também premiará os melhores trabalhos científicos submetidos por pesquisadores e estudantes, fomentando a nova geração da ciência leiteira.
Inscrições
As datas para envio de resumos científicos e a abertura das inscrições para o público geral serão anunciadas em breve.
Serviço:
- Evento: Minas Láctea 2026
- Data: 14 a 16 de julho de 2026
- Locais: EPAMIG ILCT e Expominas/JF (Juiz de Fora, MG)
- Informações:
minaslactea.com.br