Valdir Barbosa | Canetas emagrecedoras diminuem consumo do feijão

Trabalho de marketing busca mostrar que o feijão é uma proteína vegetal muito rica e que não engorda, se ingerida dentro de padrões alimentares

Canetas emagracedoras inibem a fome, o que pode afetar no consumo de feijão

Amigas e amigos do Agro!

É mais uma preocupação para o Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), cujo presidente Marcelo Luders, vem buscando alternativas para controlar a queda do consumo do feijão no Brasil.

As exportações do grão crescem a cada ano com o trabalho feito pelo Ibrafe, que tem promovido eventos em outros países no sentido de apresentar as diversas opções que o feijão oferece na cozinha. Chefs de cozinha viajam no grupo com esse objetivo.

A queda no consumo de feijão no Brasil vem sendo monitorada nos últimos anos. Há 30 anos, o brasileiro consumia em média 18,8kg de feijão/ano/por habitante.

Já em 2023, o consumo por pessoa/ano caiu para 13kg e, agora, para 12kg.

Com a chegada das canetas emagrecedoras, pesquisas constatam a queda do consumo de alimentos em restaurantes, principalmente aqueles que atendem no regime self-service, atendendo o dia a dia do trabalhador.

E a queda do feijão vem sendo percebida, porque a caneta emagrecedora inibe o apetite ocasionando menos vontade de comer.

Também estudos mostram que o paladar das pessoas se modifica, além do feijão carregar a fama de ser um alimento que engorda.

E na verdade não é bem assim!

Tem muita proteína vegetal, minerais que dão o sentimento de saciedade. Se você come feijão, diminui a vontade de comer muito. Tem vitamina do complexo B, fibras e ferro. É um alimento quase que completo.

Por isso, os produtores querem criar alternativas para manter vivo o consumo do feijão, por meio de um bom trabalho de marketing.

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...