Carnaval: homenagem a Lula favorece adversários, avaliam marqueteiros

Equipe de zema comemora mais de 20 milhões de visualizações de post com críticas

Primeiro mês do ano foi marcado por afagos e alfinetadas entre Zema e Lula

A homenagem da escola de samba Acadêmicos de Niterói ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o desfile no Rio de Janeiro, no último domingo (15), foi avaliada por aliados e marqueteiros de adversários como um gesto que acabou favorecendo a oposição.

Na leitura desse grupo, além de oferecer munição política aos concorrentes do petista, o episódio também ampliou a visibilidade de pré-candidatos que tentam se consolidar na disputa presidencial.

O governador Romeu Zema (Novo-MG), por exemplo, pré-candidato à presidência da República fez um post comemorando 18 milhões de visualizações para um samba-enredo feito por IA e postado nas redes sociais do novista criticando a homenagem a Lula. A legenda do post é: “E se o Lula recebesse uma homenagem sincera nesse carnaval?”

Na medição de visibilidade dos governadores no Social Media GOV, plataforma que monitora o desempenho digital, Zema lidera o ranking com a postagem sobre a homenagem a Lula na Sapucaí.

Na avaliação do coordenador de pré-campanha de Zema, Maurício Locks, o impacto negativo para Lula, em termos de repercussão, é muito maior que o positivo. Para Zema é uma oportunidade de ganhar protagonismo com as críticas. Para Locks, a homenagem “foi um tiro no pé”.

Além da repercussão nas redes, o novista endossa posição do partido de acionar a justiça eleitoral para pedir a impugnação da candidatura e a inelegibilidade do petista, assim que ele oficializar sua disputa ao pleito.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...