Após mudanças em SP, Detran revela se prova de baliza será exigida para tirar CNH em MG

Órgão informou também sobre possíveis novas mudanças para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Exame de baliza não será exigido para tirar CNH em város estados

A prova de baliza deixou de ser obrigatória no exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Em alguns estados, como Minas Gerais, ficou a dúvida se haverá a mudança ou não.

A baliza é uma manobra técnica de estacionar o veículo em uma vaga paralela à guia, entre dois carros. Ela sempre foi uma das principais causas de reprovação no exame prático.

Em Minas Gerais, a execução da manobra ainda será exigida nos exames, conforme nota enviada pelo Departamento de Trânsito de MG (Detran-MG) à Itatiaia.

O órgão acrescentou que conduz estudos para implementação das novas regras e aguarda a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular pelo Órgão Executivo de Trânsito da União (Senatran), a fim de “viabilizar a adoção das novas medidas”.

A mudança da pontuação da prova será implementada em breve, segundo o órgão. “Algumas alterações já deverão ser implementadas nos próximos dias, como a mudança na pontuação do exame prático, em que a reprovação passará a ocorrer quando o candidato ultrapassar 10 pontos”, apontou o Detran, em nota.

Leia também

Mudanças em outros estados

São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul retiraram a obrigatoriedade da prova de baliza do exame para obtenção da CNH. Santa Catarina adotará a mesma mudança em breve.

De acordo com o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), “o trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de ‘parada’ em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito”.

Acre, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe continuarão com os exames de baliza normalmente, assim como Minas Gerais.

Outras mudanças

Outros ajustes vêm sendo feitos em 2026 nas provas práticas, como o sistema de pontuação.

Antes, o candidato seria reprovado no teste se perdesse até, no máximo, três pontos, com infração leve valendo um ponto, infração média valendo dois e infração grave valendo três pontos.

Agora, com a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é possível perder até 10 pontos, dependendo da regra definida pelo Detran. As infrações são classificadas como: leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (3 pontos) e gravíssima (6 pontos).

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...