Novas regras da CNH: veja o que muda no processo para tirar a carteira

Contran aprova resolução que simplifica a obtenção da CNH e pode reduzir em até 80% os custos

Contran aprova resolução que simplifica a obtenção da CNH e pode reduzir em até 80% os custos

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a resolução que altera o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de passar por uma autoescola antes de realizar os exames.

De acordo com o Ministério dos Transportes, as novas regras podem reduzir em até 80% o custo total para tirar a carteira. A resolução, aprovada nessa última segunda (1º), entra em vigor após ser publicada no Diário Oficial da União.

Abertura do processo

A abertura do processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Conteúdo teórico e aulas práticas

O conteúdo teórico será disponibilizado online, gratuitamente, pelo Ministério. Quem preferir poderá seguir estudando presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

No caso das aulas práticas, a carga horária obrigatória será reduzida de 20 para 2 horas. O candidato poderá escolher onde se preparar: autoescolas, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou modelos personalizados. Também será permitido utilizar o próprio veículo nas práticas.

CNH Social: veja os estados que possuem o programa de gratuidade na habilitação

Mesmo com as mudanças, continuam obrigatórias as provas teórica e prática. Além disso, etapas como coleta biométrica e exame médico seguem presenciais nos Detrans.

Os instrutores autônomos terão autorização e fiscalização dos órgãos estaduais, seguindo regras padronizadas em todo o país. Toda a identificação e o acompanhamento serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...