O ministro dos Transportes, Renan Filho, detalhou nesta sexta-feira (9) como será a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados responsáveis no trânsito.
O benefício será concedido às pessoas cadastradas no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), ou seja, aqueles que não têm infrações de trânsito registradas nos últimos 12 meses. Elas também recebem o selo de “bom condutor”.
Pela nova regra, esses motoristas terão a habilitação renovada automaticamente no sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) quando a validade do documento expirar. A atualização ficará disponível no aplicativo CNH do Brasil. A medida é válida apenas para os bons condutores que tenham entre 20 e 50 anos.
Segundo Renan Filho, 371.611 pessoas devem receber a notificação sobre a renovação automática já nesta sexta. O ministro afirmou que a medida gera uma economia média de R$ 120 milhões para a população.