Ouvindo...

Polícia apreende armas de gel em lojas no RJ: Inmetro alerta para proibição

Os agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão no centro da capital fluminense e Niterói, na região metropolitana

As armas de gel disparam bolinhas que após imersão em água podem inflar e causar lesões, especialmente no olhos

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) realizam, nesta terça-feira (29), a “Operação Brinquedo Legal”, contra a comercialização de armas de gel. Até o momento, mais de 500 armas de gel foram apreendidas em diversas lojas localizadas nas zona Sul e Norte da cidade, Centro da capital fluminense e Niterói, na região Metropolitana.

Em algumas embalagens, as armas trazem na caixa a referência de um fuzil AK 47. Os agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão. Todo o material apreendido será encaminhado para a Cidade da Polícia, e analisado.

Venda do produto configura crime

De acordo com o Inmetro, esse tipo de produto não é brinquedo e portanto é impróprio para a comercialização a menores. As armas de gel disparam bolinhas de gel que após serem imersas em água, podem inflar e causar lesões, especialmente nos olhos.

A falta de proteção e o uso em locais públicos têm gerado preocupações entre as autoridades e moradores. Segundo a polícia, vender esse tipo de brinquedo pode configurar crime contra o consumidor. A pena pode chegar a cinco anos prisão.

Leia também

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.