O diretor da Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina, Pernambuco, e mais cinco policiais penais foram afastados das funções por ordem judicial por corrupção e lavagem de dinheiro.
Chamada de Operação Publicanos, deflagrada na terça-feira (19), foi realizada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), e cumpriu 16 mandados judiciais incluindo busca e apreensão, afastamento de funções públicas e bloqueio de ativos financeiros.
A operação determinou ainda o recolhimento das armas e identidades funcionais dos investigados. Ao todo, mais de 100 policias civis participaram da ação que contou também com a Polícia Civil da Bahia.
As investigações iniciaram em maio de 2024 e foram conduzidas pela DECCOT (Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária) e pelo GOE (Grupo de Operações Especiais). As informações são da CNN.
Em nota, divulgada pela CNN, a Secretaria de Administração Penitenciária de Pernambuco afirmou que não compactua com irregularidades no sistema prisional e reiterou que está colaborando com as investigações.