Toyota recebe R$ 500 mi do BNDES para reconstruir fábrica e produzir picape híbrida

Crédito aprovado pelo banco estatal será aplicado nas fábricas da empresa no interior paulista

A Toyota anunciou a aprovação de uma linha de crédito de R$ 500 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão destinados à reconstrução de uma de suas fábricas e ao desenvolvimento de novos projetos automotivos no país, incluindo a picape intermediária que concorrerá diretamente com a Fiat Toro no mercado nacional.

O financiamento faz parte do programa voltado à inovação industrial e prevê investimentos na modernização das operações da montadora no estado de São Paulo, com a adoção de tecnologias ligadas à Indústria 4.0, como automação avançada, robótica e sistemas digitais de controle de produção. Uma parcela relevante do valor também será aplicada na recuperação da fábrica de motores de Porto Feliz-SP, destruída por um vendaval em setembro de 2025.

Toyota voltou a fabricar os modelos Corolla e Corolla Cross no interior de São Paulo após paralisação de 42 dias

Rival da Fiat Toro deve chegar até 2027

A Toyota já trabalha no desenvolvimento de uma picape de porte intermediário, posicionada abaixo da Hilux, com foco no mercado latino-americano. O modelo será construído a partir da plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma dos modelos Corolla e Corolla Cross, e terá versões equipadas com motorização híbrida flex, tecnologia que combina o motor a combustão movido a etanol e gasolina, combinado a um propulsor elétrico.

A produção da nova picape será na fábrica de Sorocaba-SP, e a chegada do modelo ao mercado é esperada entre o segundo semestre de 2026 e a primeira metade de 2027, a depender do avanço das obras, da adaptação das linhas produtivas e da consolidação dos investimentos. A aposta é estratégica para a marca, que busca ampliar a sua participação em um dos segmentos que mais crescem no Brasil.

Recuperação industrial e novos investimentos

A liberação do crédito ocorre em um momento de reorganização da operação local da Toyota. Após os danos causados por eventos climáticos extremos, a empresa precisou adotar soluções emergenciais para manter o ritmo de produção. Com o novo financiamento, a montadora pretende não apenas restaurar a sua capacidade industrial, mas também tornar as fábricas brasileiras mais eficientes, além de fortalecer a cadeia de fornecedores nacionais.

Projeção picape Toyota: Kleber Silva

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...