Ouvindo...

Manual de combate a incêndios em canaviais é lançado na Megacana360, no Triângulo Mineiro

Em dois o maior evento do setor sucroenergético em Minas reuniu empresas, entidades e especialistas no setor da cana de açúcar

Em dois dias a Megacana debateu temas diversos

Incêndios em proporção cada vez maiores, têm preocupado o setor de cana de açúcar em Minas Gerais e por isso produtores e entidades tem ficado em ações de prevenção e combate. O vice-presidente da CANACAMPO, Silvio Neto, conta que equipes estão sempre atentas para os focos de incêndio.

E tendo em vista esse desafio, na Megacana, em Campo Florido, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (7) foi lançado um manual de combate à incêndios em canaviais. Um dos autores, Ronaldo Lopes, conta que um dos tipos de incêndios mais críticos . “Para se ter uma ideia um incêndio de 4 mil hectares de cana se dá em 10 horas, em outro bioma, nas mesmas circunstâncias se queima num período de 20 dias”, completamenta.

Manual de combate a incêndios em canaviais

Em dois dias a Megacana debateu temas diversos, com destaque para novas tecnologias e a economia. A Zeina Latif, economista, especialista em macroeconomia, finanças públicas e tendências de investimentos, apresentou o cenário econômico para as empresas do setor agrícola com o tarifaço.. “A gente tem condição de navegar esse período melhor do que a média dos paises. Não tem uma crise dobrando a esquina.”, alertou a especialista.

Na esfera política, o novo licenciamento ambiental foi tema de um dos painéis. O deputado federal, Zé Vitor, relator do projeto que está para sanção do presidente Lula, comentou que espera o projeto seja aprovado, mas com vário vetos.

O evento que se encerrou nesta quinta-feira (7), que registrou o maior público participante em 17 anos, teve também atrações musicais como o cantor Renato Teixeira e palestras como a do ex-jogador, capitão do penta com a seleção brasileira de futebol, Cafu.

Leia também

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia. Cobre as pautas de cidades e geral, com dedicação especial à Central de Trânsito. Antes da rádio de Minas, passou pela Rádio Band News FM e também pela BTN, onde cobriu o trânsito para várias rádios de BH e Brasília.