Minas lança guia para orientar produtores de queijo sobre vendas internacionais

‘Guia abrindo fronteiras’ foi formulado pelo Executivo Estadual como forma de orientar produtores sobre o mercado estrangeiro

Minas é o estado brasileiro que mais exportou queijo em 2024

O Governo de Minas Gerais lançou, na última sexta-feira (5), um guia de exportação para produtores de queijo no estado. O documento é uma espécie de manual para orientar produtores do laticínio sobre as características do mercado de possíveis países interessados no produto e as regras para envio do alimento de acordo com as diferentes legislações nacionais.

A iniciativa partiu de uma ação conjunta das secretarias de Estado de de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG). O guia ( que pode ser acessado neste link) foi lançado em cerimônia no auditório principal do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

As análises do documento são divididas em três critérios: análise de mercado, perfis de consumo e procedimentos gerais para exportação. As orientações são específicas para os seguintes locais: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Angola, Singapura e Hong Kong.

Em 2024, a exportação de queijos mineiros atingiu US$ 7,9 milhões. A marca tornou Minas Gerais o estado que mais exportou o produto do Brasil.

A lista de municípios com produção para o mercado internacional conta com 13 cidades e é liderada por Pará de Minas, com 41,5% do total exportado e Arapuá, com 37%. São Vicente de Minas, Moema e Vazante fecham os cinco primeiros do ranking.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...