Ouvindo...

Tomar café pela manhã está ajudando ou prejudicando o seu fígado?

Estudos mostram que o consumo moderado de café pode impactar a saúde hepática de forma surpreendente

Consumir café moderadamente pela manhã pode beneficiar a saúde do fígado e diminuir riscos de doenças cardiovasculares

O café é uma das bebidas mais populares e consumidas diariamente pelos brasileiros. A boa notícia é que, além de seu conhecido efeito energizante, ele também pode oferecer benefícios importantes saúde do fígado, especialmente quando consumido pela manhã.

Café: o grão aliado do fígado

O café apresenta efeitos comprovados para a saúde hepática. Ele ajuda desde a prevenção de doenças do fígado até a melhora de suas funções.

Reduz o risco de câncer de fígado

Segundo um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina, dos Estados Unidos, uma meta-análise que analisou pesquisas entre 1966 e 2007, indicou que o consumo de duas xícaras diárias de café diminui em 43% o risco de câncer no fígado. Outro estudo também apontou que o café pode prevenir a fibrose e o desenvolvimento de câncer, além de possuir propriedades antioxidantes benéficas ao fígado.

Previne o fígado gorduroso

Beber café regularmente está associado à prevenção do desenvolvimento e da progressão da esteatose hepática não alcoólica. Uma pesquisa publicada na mesma biblioteca revelou que o risco dessa doença era significativamente menor em quem consumia café, em comparação aos que não consumiam.

Leia também

Rico em compostos bioativos

O café contém vários compostos bioativos, como cafeína, ácido clorogênico, trigonelina, diterpenos e melanoidinas.

Esses componentes são conhecidos por sua ação antioxidante, efeito anticancerígeno, redução do estresse oxidativo, prevenção de cálculos renais e propriedades anti-inflamatórias. O consumo de três a quatro xícaras de café por dia está relacionado à diminuição do risco de doenças degenerativas.

O café da manhã faz bem ou mal ao fígado?

A quantidade de café ingerida é um fator importante. O consumo excessivo pode causar efeitos adversos. Além disso, o horário em que o café é consumido também parece influenciar.

Um estudo publicado no European Heart Journal, em 2025, indicou que pessoas que bebiam café pela manhã tinham 16% menos chance de morrer por qualquer causa e 31% menos risco de morrer por doenças cardiovasculares.

Na pesquisa conduzida pelo Dr. Lu Qi, da Universidade Tulane, em Nova Orleans, os consumidores matinais de café — sejam moderados (2 a 3 xícaras) ou intensos (mais de 3 xícaras) — apresentaram menor risco em comparação aos que consumiam uma xícara ou menos, que tiveram redução de risco menor.

Os pesquisadores sugerem que os benefícios do café pela manhã podem estar ligados a dois fatores: primeiro, consumir café nesse horário interfere menos no sono do que durante a tarde ou noite, favorecendo a saúde geral e cardiovascular; segundo, os efeitos anti-inflamatórios do café podem ser mais eficazes pela manhã, quando os níveis de inflamação tendem a estar mais elevados.

Portanto, quando consumido com moderação, o café no café da manhã pode colaborar para a saúde do fígado.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.