O fígado é a maior glândula e um órgão vital do corpo humano, desempenhando funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além de metabolizar nutrientes, produzir a bile e armazenar vitaminas e minerais, o fígado atua na desintoxicação do corpo, removendo substâncias nocivas do sangue.
No entanto, o fígado está sujeito a uma variedade de distúrbios hepáticos. Entre eles:
- Esteatose hepática;
- Hepatite;
Cirrose ;- Câncer de fígado;
- E cálculos biliares.
Por isso, realizar exames periódicos para avaliar a função hepática pode ajudar a prevenir e diagnosticar precocemente essas condições e garantir a saúde do
Quais exames realizar?
“Os exames realizados para avaliar alterações no fígado são chamados de testes de função hepática ou testes de avaliação do painel hepático, um grupo de exames laboratoriais que avaliam a saúde e o funcionamento do órgão”, explica Neoma Mendes, médica de família e comunidade e professora da graduação de Medicina da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh).
“Para exames de rastreamento, a gente costuma solicitar apenas as transaminases TGO, TGP, também chamadas de ALT e AST, a fosfatase alcalina e a gamma-GT”, aponta Neoma.
Outros testes são direcionados para pacientes que apresentam histórico de doença hepática ou têm hábitos específicos. “Uso crônico de medicamentos, de alguma substância psicoativa, abuso de álcool ou histórico de obstrução na via biliar, são situações em que costumam ser solicitados exames adicionais”, finaliza a doutora.