Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Café Vila Real: conheça o melhor café de Minas Gerais

O Café Vila Real, produzido em Sabará, foi escolhido melhor de Minas no concurso do Emater

O melhor café de Minas Gerais vem daqui pertinho, de Sabará, mais precisamente do sítio Santa Rosa, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com concurso realizado pela Emater, o grão campeão, Café Vila Real, vem das terras do produtor Mamédio Martins dos Santos, de 54 anos.

Sabará desbancou cerca de 1500 concorrentes vindos de áreas tradicionais de cultivo de cafés especiais como o Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Matas de Minas. O café Vila Real é plantado em uma área de 10 hectares e colhido manualmente.

Leia também

Depois, é separado de forma seletiva, sendo aproveitados apenas os frutos maduros. Para a secagem, é usado um terreiro suspenso.

Mamédio não utiliza agrotóxicos. O produtor, que costuma torrar e moer o café de forma artesanal para vender em feiras, de porta em porta ou sob encomenda, ainda teve parte da produção comprada pelo supermercado Verdemar.

A rede belo-horizontina adquiriu cinco sacas do café campeão e dos primeiros e segundos lugares regionais para montar uma linha de cafés especiais a ser lançada durante o ano de 2024.

Para conhecer um pouco mais sobre o café é só entrar no @cafevilareal ou pelo WhatsApp (31) 9 9568 2532.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.
Leia mais