Ouvindo...

Qual é o masculino de abelha? Fomos do português à biologia para explicar

A própria língua portuguesa e a biologia ajudam a entender por que a palavra ‘abelha’ quase nunca tem uma forma masculina

Já se perguntou qual é o masculino da palavra ‘ abelha'? Embora pareça uma dúvida simples, a resposta envolve tanto a forma como usamos a língua quanto características do próprio inseto.

Em português, ‘abelha’ é uma palavra feminina usada de forma genérica para designar esses simpáticos insetos que produzem mel e ajudam na polinização das plantas. Mas, ao contrário do que acontece com outras palavras, não existe um masculino direto como ‘abelho’.

Leia também

Na organização das colmeias, a maioria das abelhas que vemos, que são as operárias e a rainha, são fêmeas. Os machos existem, mas são menos numerosos e aparecem apenas em determinadas épocas. Eles são conhecidos por outro nome: zangões.

Ou seja, em vez de dizer ‘abelha macho’, o mais correto é dizer ‘zangão’. Assim como em outros casos da língua portuguesa, o masculino e o feminino de algumas espécies animais são representados por palavras totalmente diferentes, como ‘vaca’ e ‘touro’, ‘galinha’ e ‘galo’.

Além disso, o uso da palavra ‘abelha’ no feminino acabou se tornando o termo principal para a espécie como um todo.

Portanto, embora a palavra ‘abelha’ seja feminina e não tenha uma forma masculina direta, o macho da espécie tem nome próprio: ‘zangão’.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.