O Portland Trail Blazers anunciou, nesta quinta-feira (11), a contratação do brasileiro Tiago Splitter para o cargo de assistente técnico. O ex-jogador foi destaque na temporada europeia ao levar o modesto Paris Basketball ao título inédito da Copa da França de Basquete e para a disputa dos playoffs da Euroliga.
Splitter trabalhará com o atual técnico do Trail Blazers, o ex-armador Chauncey Billups. Patrick St. Andrews e Quinton Crawford também foram anunciados como assistentes.
Será a terceira experiência de Splitter como assistente em uma franquia da
Splitter também exerce o cargo de assistente técnico na Seleção Brasileira Masculina de Basquete. Ele integra a comissão técnica de Aleksandar Petrovic. O ex-pivô comandou o Brasil Sub-23 num torneio amistoso em Toronto, no Canadá, que terminou com o título brasileiro.
Em quadra, Splitter defendeu o San Antonio Spurs (2010-2015), Atlanta Hawks (2015-2017) e Phildelphia 76ers (2017). Ele foi campeão da NBA em 2014 pelo Spurs.
O brasileiro também teve carreira de destaque no basquetebol europeu. Pelo Saski Baskonia, foi campeão espanhol, melhor jogador do torneio e eleito para o quinteto ideal da Euroliga em 2008.