O Gulfstream G800, primeiro jato particular de longo alcance do mundo, combina tecnologia avançada e design pensado para voos intercontinentais sem escalas, marcando o início de um novo capítulo na aviação executiva. A primeira entrega da aeronave de luxo foi oficializada em agosto, conforme informações do Robb Report e da Actualidad Aeroespacial.
A unidade inaugural foi equipada nas instalações da Gulfstream em Appleton, Wisconsin, Estados Unidos, local capaz de acomodar até 48 aeronaves por ano. A entrega ocorreu após a certificação do modelo pela Administração Federal de Aviação (FAA) e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), concluída nos primeiros quatro meses de 2025.
Da panela ao avião: conheça a ciência da medição que protege sua rotina diária Vídeo: granizo atinge avião da Latam após decolagem e assusta passageiros Ex-marido de jornalista noticiou acidente de avião sem saber que ela estava a bordo
Conforto e design
O Gulfstream G800 oferece aos passageiros conforto e funcionalidade durante toda a viagem. Entre os destaques da cabine, segundo o Robb Report, estão:
- 3 a 4 salas de estar;
- 16 janelas panorâmicas ovais;
- Compartimento exclusivo para a tripulação.
O alcance máximo da aeronave é de 8.200 milhas náuticas (15.186 km) a uma velocidade de cruzeiro de longo alcance de 1.041 km/h, permitindo conectar destinos como Los Angeles a Dubai ou Londres a Buenos Aires. Outras capacidades incluem:
- 7.000 nm (12.964 km) a 1.103 km/h;
- 8.000 nm (14.816 km) a 1.065 km/h;
A cabine mantém altitude baixa de 2.840 pés (866 metros) a 41.000 pés de voo, com 100% de ar fresco e sistema de purificação por ionização de plasma, garantindo um ambiente confortável mesmo em trajetos longos.
“O G800 entra em serviço com extraordinária maturidade de programa. Estamos ansiosos para que clientes ao redor do mundo experimentem as extraordinárias capacidades e o conforto da cabine da aeronave”, disse o presidente da Gulfstream, Mark Burns.