Ouvindo...

Língua portuguesa tem novo espaço em Minas: conheça a Casa de Cidadania

Objetivo é promover a cooperação e o intercâmbio artístico e cultural com Portugal e outros países de língua portuguesa

Espaço ficará em Sabará, na Grande BH

Minas Gerais terá um novo espaço dedicado à exaltação e promoção da língua portuguesa: a Casa da Cidadania da Língua, que será instalada no Solar do Padre Correia, em Sabará, na Grande BH. O espaço faz parte da parceria do Governo de Minas com a Associação Portugal Brasil 200 anos e com Câmara Municipal de Coimbra.

A Casa da Cidadania da Língua em Minas funcionará como uma extensão do centro cultural original, lançado em 2023 em Coimbra. O objetivo principal é promover a cooperação e o intercâmbio artístico e cultural entre Portugal, Brasil e outros países de língua portuguesa.

“Coimbra, como berço do pensamento e da língua portuguesa, reconhece em Minas Gerais um território irmão, onde a língua se enraizou com força e criou algumas das mais belas expressões da literatura brasileira. A presença da Casa da Cidadania da Língua em Minas não é apenas um símbolo dessa ligação histórica, mas um espaço ativo de reflexão, encontro e inovação”, disse José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra.

A criação da Casa da Cidadania da Língua está alinhada com os objetivos do AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secult-MG que busca descentralizar a produção cultural e valorizar os artistas. O novo espaço deverá receber exposições, atividades culturais e intercâmbios em diversas áreas, reforçando o compromisso de Coimbra e Sabará como centros de promoção da língua e cultura lusófonas.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento