A
Para divulgar informações sobre a mata, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou uma cartilha sobre a rica diversidade do local, considerado um refúgio para a avifauna. Acesse a cartilha
O material também permite que o interessado acesse um QR Code para acesso virtual ao canto das aves, que também será distribuído em ações ambientais.
Além do violeiro, a Mata Izidora conta com aves emblemáticas como o martim-pescador-grande, o gavião-de-cauda-curta, o pica-pau-de-banda-branca, a maria-faceira e a jacupemba. Além de espécies raras em áreas urbanas, como o cisqueiro-do-rio e o caneleiro-preto.
De acordo com a administração municipal, ao longo dos próximos meses, o Movimento do Parque Izidora vai promover ações em parceria com o projeto Escola Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
“Essa parceria é fundamental para a preservação da biodiversidade da capital mineira representada pela Mata Izidora”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto.
Evento de observação de aves
A mata Izidora vai receber, neste sábado (11), o evento mundial de observação de aves. A atividade é realizada pelo Global Big Day, incentivado no Brasil pelo Centro Nacional de Pesquisa de Aves (Cemave) do ICMBio, com contribuição à ciência pelas informações levantadas pelos participantes.
Periodicamente, o local recebe atividades em avistamento de aves, prática em expansão no país por meio do turismo ecológico e ciência-cidadã em plataformas virtuais colaborativas, como a WikiAves e eBird.
(Sob supervisão de Edu Oliveira)