Ouvindo...

Mata Izidora, em BH, tem mais de 160 espécies de aves; confira

PBH lançou uma cartilha com informações sobre a biodiversidade do local, considerado um refúgio para avifauna

Para divulgar informações sobre a mata, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou uma cartilha sobre a diversidade do local, considerado um refúgio para a avifauna

A Mata Izidora, uma das maiores áreas verdes urbanas de Belo Horizonte, localizada no Bairro Granja Werneck, na Região Norte da capital mineira, conta com mais de 160 espécies de aves já registradas, incluindo o Cuitelão, também conhecido como violeiro e ameaçado de extinção.

Para divulgar informações sobre a mata, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou uma cartilha sobre a rica diversidade do local, considerado um refúgio para a avifauna. Acesse a cartilha neste link.

Leia também

O material também permite que o interessado acesse um QR Code para acesso virtual ao canto das aves, que também será distribuído em ações ambientais.

Além do violeiro, a Mata Izidora conta com aves emblemáticas como o martim-pescador-grande, o gavião-de-cauda-curta, o pica-pau-de-banda-branca, a maria-faceira e a jacupemba. Além de espécies raras em áreas urbanas, como o cisqueiro-do-rio e o caneleiro-preto.

De acordo com a administração municipal, ao longo dos próximos meses, o Movimento do Parque Izidora vai promover ações em parceria com o projeto Escola Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

“Essa parceria é fundamental para a preservação da biodiversidade da capital mineira representada pela Mata Izidora”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto.

Evento de observação de aves

A mata Izidora vai receber, neste sábado (11), o evento mundial de observação de aves. A atividade é realizada pelo Global Big Day, incentivado no Brasil pelo Centro Nacional de Pesquisa de Aves (Cemave) do ICMBio, com contribuição à ciência pelas informações levantadas pelos participantes.

Periodicamente, o local recebe atividades em avistamento de aves, prática em expansão no país por meio do turismo ecológico e ciência-cidadã em plataformas virtuais colaborativas, como a WikiAves e eBird.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas