No Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) identificou a existência de um curso d'água, na região Norte, que ainda não era cadastrado na base de dados geoespaciais. A descoberta faz parte do Programa de Cadastro Único de Nascentes (Cadun-BH).
O curso está localizado na área verde pertencente à Granja Werneck, adjacência do Quilombo Mangueiras, na mata do Izidora. De acordo com Viviane Mendes, técnica da Gerência de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o local está conservado com a presença de espécies de flora e fauna específicas da região e o córrego, que ainda não tem nome, é um dos afluentes da margem direita do Ribeirão da Izidora.
A PBH reforça que o mapeamento de nascentes, brejos, cursos d'água e represas é fundamental para a política de gestão de recursos hídricos da capital, além de ajudar a definir ações de conservação e preservação.
O diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio ambiente, Dany Amaral, explica que os olhos d'água e nascentes são patrimônios ambientais de Belo Horizonte e que a descoberta de novos cursos d'água garante a segurança hídrica e garante a qualidade ambiental para a população.
Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha