Ouvindo...

PBH registra novo curso d'água na Mata do Izidora

O local está conservado com a presença de espécies de flora e fauna específicas da região e o córrego, que ainda não tem nome

A PBH reforça que o mapeamento de nascentes, brejos, cursos d'água e represas é fundamental para a política de gestão de recursos hídricos

No Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) identificou a existência de um curso d'água, na região Norte, que ainda não era cadastrado na base de dados geoespaciais. A descoberta faz parte do Programa de Cadastro Único de Nascentes (Cadun-BH).

O curso está localizado na área verde pertencente à Granja Werneck, adjacência do Quilombo Mangueiras, na mata do Izidora. De acordo com Viviane Mendes, técnica da Gerência de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o local está conservado com a presença de espécies de flora e fauna específicas da região e o córrego, que ainda não tem nome, é um dos afluentes da margem direita do Ribeirão da Izidora.

A PBH reforça que o mapeamento de nascentes, brejos, cursos d'água e represas é fundamental para a política de gestão de recursos hídricos da capital, além de ajudar a definir ações de conservação e preservação.

O diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio ambiente, Dany Amaral, explica que os olhos d'água e nascentes são patrimônios ambientais de Belo Horizonte e que a descoberta de novos cursos d'água garante a segurança hídrica e garante a qualidade ambiental para a população.

Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.