Ouvindo...

Água Negra: megaprojeto pretende perfurar os Andes e conectar Argentina e Chile

Túnel será construído a mais de 4.000 metros de altitude

Imagem Ilustrativa

O ambicioso projeto do túnel de Água Negra, que visa conectar a Argentina e o Chile, ganhou novo impulso recentemente e pode finalmente sair do papel.

A iniciativa pretende estabelecer um corredor entre a província de San Juan, na Argentina, e a região de Coquimbo, no Chile, atravessando a Cordilheira dos Andes. A obra prevê a construção de um túnel de aproximadamente 14 quilômetros, a cerca de 4 mil metros de altitude.

Segundo o cônsul chileno Mario Schiavone, os trabalhos em trechos estratégicos do túnel já avançam no lado chileno, enquanto na Argentina ainda não se iniciaram, embora exista disposição para começarem em breve. “O túnel de Água Negra continua sendo uma aspiração muito forte. A integração já é uma realidade que vem sendo vivenciada ano após ano”, disse Schiavone.

Leia também

Impacto do túnel

A travessia pelos Andes permitirá à Argentina acesso direto ao Oceano Pacífico, fortalecendo a passagem por províncias centrais e do noroeste do país. O projeto também deve impulsionar exportações para mercados asiáticos e criar um polo comercial estratégico na província de San Juan.

Além do impacto econômico, o corredor promete estimular o turismo e o intercâmbio cultural entre os dois países, que estão territorialmente próximos, mas historicamente pouco conectados.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.