Ouvindo...

EUA anunciam novos requisitos para o Green Card a partir de outubro

Exame terá mais perguntas e governo exigirá comprovação de “bom caráter moral” dos solicitantes

Os Estados Unidos anunciaram mudanças nas regras para obtenção da cidadania americana a partir de 20 de outubro de 2025. A atualização afeta milhões de residentes legais com Green Card que pretendem se naturalizar no país, segundo informações oficiais do Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS).

Entre as principais alterações está um novo exame de conhecimentos cívicos. Agora, os candidatos deverão responder corretamente 12 de 20 perguntas, escolhidas de um banco de 128 questões sobre história, governo e valores do país. Antes, era necessário acertar 6 de 10 perguntas.

Leia também

Outro ponto importante é a ênfase no chamado “bom caráter moral”. A partir de outubro, oficiais de imigração poderão considerar não apenas a ausência de antecedentes criminais, mas também a conduta social do candidato. Isso pode incluir entrevistas com empregadores, vizinhos e até investigações locais, prática que volta a ser usada após mais de 30 anos.

As mudanças não terão efeito retroativo. Ou seja, só valem para quem apresentar o Formulário N-400 a partir de 20 de outubro de 2025. Idosos com mais de 65 anos e pelo menos 20 anos de residência legal terão regra especial: responder apenas 10 perguntas, sendo necessário acertar 6.

Segundo o USCIS, o objetivo da reforma é “restaurar a integridade do processo de naturalização” e garantir que os novos cidadãos estejam preparados para contribuir com a sociedade americana. A recomendação oficial é que os interessados estudem com antecedência o banco atualizado de perguntas e acompanhem os materiais de apoio publicados pelo órgão.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.