Ouvindo...

O que significa ‘Cogito, ergo sum’, a famosa frase de Descartes

Entenda por que ‘penso, logo existo’ se tornou um marco na filosofia moderna

A frase em latim ‘Cogito, ergo sum’, que significa ‘ penso, logo existo', é uma das mais conhecidas da filosofia mundial. Criada por René Descartes no século XVII, ela marcou o início da filosofia moderna e mudou a forma de compreender a existência humana.

Descartes buscava uma verdade absoluta em meio às dúvidas da época. Para ele, o simples ato de duvidar já era prova de pensamento, e pensar, por sua vez, era a evidência inquestionável da própria existência. Assim nasceu a ideia que se tornaria a base de seu raciocínio filosófico.

Leia também

Entre os principais pontos do pensamento cartesiano estão a dúvida metódica (questionar tudo o que não seja absolutamente certo) e a razão como fundamento do conhecimento. Para Descartes, crenças sem provas não deveriam sustentar verdades.

Esse conceito rompeu com tradições medievais e abriu espaço para novas formas de pensar na filosofia, na ciência e na cultura. O filósofo colocou a razão humana como ponto de partida para todo o conhecimento, influenciando gerações posteriores.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.