Ouvindo...

Drones voltam a sobrevoar a Dinamarca e União Europeia planeja um ‘muro antidrone’

Aeronaves não tripuladas foram vistas perto de bases militares da Dinamarca, país membro Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

Drones foram vistos perto de bases aéreas da Dinamarca

A Dinamarca informou que mais drones não identificados foram avistados durante a madrugada desse sábado (27) próximos a instalações militares. As Forças Armadas não detalham onde as aeronaves não tripuladas foram vistas, mas a polícia local relatou movimento na base aérea de Karup, na região oeste do país, de acordo com o noticiário local.

O episódio escala a recente crise dos drones na Europa, após a Dinamarca anunciar que adquiriria armas de precisão de longo alcance, afirmando que a Rússia é uma ameaça para os próximos anos. Cabe lembrar que o país faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que prevê a defesa por parte dos integrantes, incluindo os Estados Unidos.

O ministro da defesa da Alemanha, Alexander Dobrindt, afirmou que a ameaça de drones de origem desconhecida é alta. Os objetos estariam sobrevoando pontos estratégicos de infraestrutura e defesa da União Europeia (UE).

Na última segunda-feira (22), o aeroporto de Copenhague, capital da Dinamarca, chegou a ser fechado por várias horas após grandes drones serem vistos em seu espaço aéreo. Cinco aeroportos menores também foram temporariamente fechados.

Por conta da ameaça, a Dinamarca está instalando radares móveis perto de suas bases militares. O ministro da Justiça, Peter Hummelgaard, afirmou que o país nordico ganhará capacidades de detectar e neutralizar os drones.

A polícia norueguesa também anunciou neste sábado que vai investigar possíveis voos perto da base aérea de Orland, base dos caças F-35 do país. Recentemente, Polônia e Romênia também tiveram seu espaço aéreo invadido por drones. Na sexta-feira (26), ministros da Defesa de diversos países da UE acordaram a criação de um “muro antidrones”.

(Com agências)

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.