Ao longo da conversa, ele destacou atitudes do dia a dia que, com pequenos ajustes, contribuem de forma expressiva para a saúde física e mental.
Um dos temas abordados foi o clássico sono que aparece após as refeições. “Quem nunca sentiu aquele cansaço depois do almoço?”, comentou o médico. Para ele, tirar um
Dormir de lado: o segredo para uma boa noite de sono
Segundo Tartaglione, a posição adotada ao dormir influencia diretamente na qualidade do sono. Ele reforça que manter uma postura correta durante a noite pode evitar diversos desconfortos.
“Já foi comprovado que dormir de lado traz mais benefícios do que dormir de barriga para cima ou virado para baixo”, afirmou o especialista.
O cardiologista dividiu os principais efeitos positivos dessa posição em três áreas distintas:
1. Redução do ronco
Um dos pontos mais destacados por ele foi a diminuição dos
Ele esclareceu, ainda, que isso acontece porque “quando dormimos de barriga para cima, a língua pode bloquear a passagem do ar. Dormindo de lado, esse bloqueio é evitado”.
2. Menos dores nas costas
“Dormir de costas ou de bruços, sem respeitar as curvaturas naturais da coluna, acaba provocando dores”, destacou Tartaglione.
A recomendação é clara: “Ao deitar de lado e colocar uma almofada entre as pernas, é possível reduzir consideravelmente esse desconforto”.
3. Prevenção do refluxo
Outro benefício importante está ligado ao
“Quando nos deitamos de lado, o esôfago fica em uma posição mais elevada do que o estômago, o que dificulta que os ácidos subam”, explicou o cardiologista.
Outros hábitos que contribuem para um sono de qualidade
Além da postura correta, Tartaglione também recomenda dois cuidados simples que fazem diferença na hora de dormir.
O primeiro é em relação aos horários das refeições: o ideal é