Ouvindo...

Caminhar ao menos 100 minutos por dia pode diminuir a dor na lombar, aponta estudo

Isso ocorre porque caminhar é uma atividade física de baixo impacto que ‘fortalece os músculos responsáveis pela estabilização da coluna’

Cropped shot of athlete girl in pink running shoes hiking in forest on sunny day. Fit slim legs of sporty female in sneakers during jogging workout. Selective focus on sole. Shallow depth of field

Um estudo publicado na revista Jama Network Open apontou que caminhar por mais de 100 minutos por dia foi associado a um risco 23% menor de dor lombar crônica.

Segundo o médico ortopedista Daniel Oliveira, especialista em coluna vertebral e sócio do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte, isso ocorre porque caminhar é uma atividade física de baixo impacto que “fortalece os músculos responsáveis pela estabilização da coluna, melhora a circulação sanguínea local e diminui a rigidez muscular na região lombar”.

“A caminhada pode aliviar processos inflamatórios associados à dor crônica”, explicou.

O tempo indicado no estudo é de 100 a 125 minutos por dia de caminhada. O tempo não precisa ser constante, mas sim ser dividido ao longo do dia em períodos menores.

Esse exercício é indicado até mesmo para quem tem problemas nas articulações ou nas pernas - sempre tendo atenção com a intensidade e ritmo da atividade.

“Recomenda-se caminhar em terrenos planos, utilizar calçados confortáveis e adotar um ritmo leve a moderado inicialmente. Além disso, essas pessoas devem fazer pausas frequentes e, se necessário, optar por atividades de menor impacto, como caminhadas na água”, explicou.

"É essencial que pacientes com limitações articulares consultem um ortopedista para orientações individualizadas”, afirmou o médico.

Leia também

Como incluir o hábito no dia a dia?

Estratégias simples podem fazer com que a caminhada seja incluída no dia a dia, como:

  • reservar um horário fixo para caminhar;
  • escolher deslocamentos curtos a pé em vez de utilizar transporte;
  • dividir a caminhada em blocos menores de 20 ou 30 minutos ao longo do dia;
  • utilizar dispositivos tecnológicos, como aplicativos e relógios, para monitorar o tempo e manter a motivação;
  • buscar a companhia de amigos e familiares.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.