Ouvindo...

O hábito noturno que ajuda a perder peso e a se sentir em forma, segundo um gastroenterologista

Esse comportamento pode ser o segredo para perder peso de forma saudável

Um jantar leve ajuda a manter o corpo em forma e saudável

As refeições que fazemos ao longo do dia influenciam diretamente nosso metabolismo e o controle de peso. No entanto, prestar atenção a alguns hábitos alimentares, especialmente no período noturno, pode fazer uma diferença ainda mais significativa para a nossa saúde.

A ciência confirma que um jantar leve é a melhor escolha para cuidar do nosso corpo. Isso se explica pela crononutrição, um conceito que estuda como os horários das refeições influenciam o funcionamento do organismo e que vem ganhando cada vez mais atenção dos especialistas.

O gastroenterologista Luca Piretta, explica ao jornal italiano La cucina italiana que nosso corpo não metaboliza, digere e absorve os nutrientes da mesma forma durante todo o dia, por isso o impacto da alimentação varia conforme o momento.

Leia também

Entendendo melhor

Com isso em mente, a recomendação de fazer um jantar leve faz sentido, já que o corpo metaboliza os alimentos muito mais lentamente à noite , exatamente o oposto do que acontece logo pela manhã, quando precisamos de energia para começar o dia. “Quem come muito à noite tem mais chance de ganhar peso e desenvolver problemas gastrointestinais”, explica Piretta.

Mas fazer um jantar leve e cedo não significa que você precise jejuar. Crononutrição e jejum são conceitos diferentes, e é importante não confundi-los. Enquanto a crononutrição recomenda jantares leves para o corpo, o jejum envolve períodos de 12 a 16 horas sem comer entre as refeições.

Luca Piretta também reforça que não é recomendável pular o café da manhã ou consumi-lo de forma inadequada, algo que muita gente costuma fazer. O melhor hábito para uma boa saúde é escolher um almoço equilibrado e optar por alimentos leves, como vegetais, no jantar.

Qual o horário ideal para o jantar?

Embora algumas pessoas tenham o costume de jantar tarde, por volta das 21h ou até 22h, o gastroenterologista recomenda o contrário: “O ideal é que o jantar não seja feito depois das 20h, para que possamos nos adaptar à capacidade do nosso corpo.”

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.