Ouvindo...

Dia do Coração terá aferição de pressão gratuita em MG; saiba como participar

Mais de 300 farmácias em todo o estado participam da campanha; aferição da pressão arterial é a única forma de diagnosticar e controlar a hipertensão arterial

Data marca o Dia Mundial do Coração

Em ação da campanha do Setembro Vermelho – movimento que conscientiza a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e reforça a importância da prevenção –, a rede de farmácias Araújo vai oferecer aferição de pressão arterial gratuita em 340 lojas em todo o Estado, com atendimento por ordem de chegada, nesta segunda-feira (29).

A data marca o Dia Mundial do Coração. Vale ressaltar que a medida da pressão arterial é a única forma de diagnosticar e controlar a hipertensão arterial, condição predominantemente assintomática.

Em Minas Gerais, a preocupação com a pressão arterial ganha uma necessidade especial: o estado ocupa o segundo lugar em prevalência de hipertensão arterial e o terceiro em mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil, segundo o DATASUS.

Conhecida como pressão alta, a pressão arterial sistêmica é uma das principais causas de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. É nesse sentido que a aferição da pressão se torna uma medida essencial: por ser, na maioria das vezes, uma condição silenciosa, é comum que as pessoas não percebam que estão doentes até que complicações graves aconteçam.

Conforme a gerente técnica da Drogaria Araujo, Isabel Dias, estar próxima da população vai além da dispensação de medicamentos: “significa promover educação em saúde, prevenção contínua e apoio efetivo ao tratamento de doenças crônicas. As farmácias estão se consolidando como pontos estratégicos de atenção primária em saúde. Nesse mês especial, a Araújo reforça seu convite para que todos priorizem a saúde do coração, lembrando que cuidar da pressão arterial é cuidar da vida”.

Nova classificação da pressão

Antes considerada sinônimo de saúde perfeita, a pressão 12 por 8 exige atenção especial desde que a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 reclassificou o valor para pré-hipertensão no último dia 18 de setembro.

A reclassificação vai ao encontro com as diretrizes divulgadas por especialistas europeus no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), em setembro de 2024. O objetivo é reforçar a prevenção.

Isso porque, como nessa fase a hipertensão ainda não está totalmente instalada, os médicos podem recomendar mudanças no estilo de vida do paciente, como a prática de atividades físicas regular, redução do consumo de sódio, controle do peso, cessação do tabagismo e medições regulares da pressão, inclusive fora do consultório.

Estresse, ansiedade, consumo excessivo de sal, álcool e alimentos ultraprocessados, além da obesidade e do sedentarismo, estão entre os principais fatores de risco.

Veja novos parâmetros

  • Pré-hipertensão (120-139 e/ou 80 - 89 mmHg)
  • Hipertensão estágio 1 (140-159 e/ou 90 - 99 mmHg)
  • Hipertensão estágio 2 (160-179 e/ou 100 - 109 mmHg)
  • Hipertensão estágio 3 (≥180 e/ou ≥110 mmHg)

Serviço

Aferição gratuita de pressão arterial

  • Data: 29 de setembro
  • Onde: 340 lojas Araújo de Minas Gerais
  • Como: Atendimento gratuito por ordem de chegada, realizado por farmacêuticos capacitados.
  • Clique aqui e veja lista completa de unidades participantes em todo o estado.
Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas