Ouvindo...

Como manter a saúde da próstata? Urologista destaca cuidados preventivos

Atenção aos fatores de risco e realizar exames periódicos são importantes para manter a saúde em dia

Alterações na frequência e no fluxo urinário podem indicar alterações na próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Como parte desse sistema, ela desempenha um papel reprodutivo, produzindo substâncias que facilitam o deslocamento dos espermatozoides, possibilitando, consequentemente, a fecundação.

Apesar de ser um órgão pequeno, que pesa cerca de 20 gramas, é preciso ter atenção a alguns sinais que indicam alterações na próstata. Isso porque, entre os homens, o câncer de próstata é o mais incidente no Brasil.

O câncer de próstata, no entanto, não é a única enfermidade que pode alterar as funções do órgão. “As doenças que podem acometer a próstata basicamente são três: o câncer de próstata, a hiperplasia benigna da próstata e a prostatite, um processo infeccioso e inflamatório do órgão”, explica o doutor José Eduardo Távora, médico e coordenador da urologia e cirurgia robótica no Hospital Vila da Serra.

Foi, inclusive, a ida ao médico para verificar um inchaço na próstata que fez o Rei Charles III descobrir o câncer que ele trata atualmente.

Leia também

Cuidados preventivos com a próstata

No geral, a atenção com a próstata deve aumentar com a idade. A recomendação para homens a partir dos 50 anos é de realizar exames de próstata anualmente. Outro aspecto importante, é estar atento aos fatores de risco. Entre eles estão:

  • Histórico familiar de alteração na próstata: pai, tio e avô que apresentaram doenças associadas ao órgão;
  • Obesidade;
  • Raça: homens negros e afrodescendentes apresentam mais chance de desenvolver o câncer de próstata, por apresentarem mais sensibilidade androgênica, ou seja, organismo mais sensível à ação da testosterona;

Nesses casos, é recomendado que os exames de rotina da próstata sejam iniciados aos 45 anos.

O acompanhamento do órgão deve continuar até os 75 anos. “A gente sabe que depois dos 75 anos, a chance da pessoa ter um câncer de próstata e morrer em decorrência é muito menor do que na população entre 45 e 75 anos”, justifica o doutor José Eduardo.

Sinais de atenção e sintomas

Entre os sintomas de alterações na próstata, estão:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O médico José Eduardo explica que os sintomas de disfunções são, principalmente, de dois grupos: obstrutivos e irritativos.

“Os sintomas obstrutivos são aqueles relacionados à dificuldade para urinar, principalmente o esvaziamento vesical incompleto. A pessoa, ao terminar de urinar, sente que não esvaziou a bexiga toda e tem que voltar a fazer mais um pouquinho. O desconforto ao urinar, ou disúria, e a dificuldade para iniciar a micção também são sinais de atenção.

Por sua vez, os sintomas irritativos são, normalmente: urgência miccional, que é a vontade de ir ao banheiro correndo; frequência urinária aumentada; e a noctúria, ou levantar várias vezes a noite para urinar.

Hábitos saudáveis

Além dos cuidados específicos e observação de sintomas e sinais de alerta, a adoção de hábitos saudáveis contribui para manter a boa saúde da próstata. Prática de atividades físicas regulares, alimentação balanceada e uso moderado de bebidas alcoólicas estão entre os bons hábitos.

Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia