Ainda não houve tempo suficiente para uma avaliação detalhada sobre os estragos nos cafezais proporcionados pelas fortes chuvas dessa sexta-feira a tardinha e várias regiões do estado. O café foi mais atingido pelas chuvas de pedras e ventos nos sudoeste e sul de Minas Gerais. Na região sudoeste as cidades mais atingidas foram Piumhí, Passos, Sao Sebastião do Paraíso, Alpinopolis, Itamogi e Capitólio, as margens da represa de Furnas.
Arceburgo, Guaxupé, Varginha e outras cidades com grande produção de café foram atingidas. O levantamento dos prejuízos serão feitos hoje. Como houve ventos fortes e queda de granizo os cafezais poderão ter sofrido desfolhamento, o que prejudica diretamente a floração durante a primavera indicando perda na safra do ano que vem. Conforme a intensidade poderá haver prejuízos também nos grãos que estão sendo colhidos nesse momento.
A previsão é que o mercado internacional abra a segunda-feira em forte alta com reflexos diretos ao mercado doméstico, o que representa alta do café para o consumidor. Vamos aguardar os levantamentos que serão feitos nesse sábado.