Ouvindo...

Conheça a doença que levou o Rei Charles a descobrir um câncer

Entre os sintomas mais comuns está a dificuldade para urinar

O rei da Inglaterra, Charles III, descobriu recentemente um tipo de câncer. Inicialmente, o monarca procurou atendimento médico para tratar um quadro de próstata inchada.

Segundo José Eduardo Távora, coordenador da Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Vila da Serra, a próstata inchada pode desenvolver em homens com idade acima dos 50 anos. Quanto mais velho o homem for, maior a chance de a próstata crescer.

Leia também

“Os sintomas mais comuns são dificuldades para urinar, o jato fica mais fino e mais fraco. Alguns desconfortos para urinar que a gente chama disúria, que é um incômodo na hora de urinar, sintomas irritativos, levantar muito à noite e quando termina de urinar ficar pingando no final. Uma série de sintomas que vem acompanhado com esse crescimento da próstata. É um crescimento benigno, não é um câncer. Tem que fazer essa prevenção porque se essa próstata inicia o crescimento, a gente tem que tratar com medicações para evitar que ela cresça muito a ponto de ter que fazer uma cirurgia prostática, como aconteceu com rei Charles”, detalha o especialista.

De acordo com o urologista, a próstata inchada pode ser consequência de algumas doenças, por exemplo, prostatite, que é um processo inflamatório da próstata que pode desenvolver abscesso e complicações.

Os principais sintomas são irritação e febre. Essa é uma das causas do aumento da próstata. O câncer de próstata pode vir associado ao crescimento do órgão já que são situações e doenças diferentes.

“O PSA, um exame de sangue, ajuda a gente a rastrear a doença nesse tipo de situação. Na prostatite, o PSA cresce muito rápido, no câncer aumenta devagar e na hiperplasia ele é proporcional ao crescimento da próstata. Então são situações diferentes e que a gente necessita de diagnosticar até para fazer uma proposta de tratamento”, explica José Eduardo Távora.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.
Leia mais